Título: Educação Libertadora E Psicologia Da Libertação: Interfaces Entre Paulo Freire E Ignacio Martín-Baró
Autor(es): Renan Eduardo de Souza Melo
Palavras-chave:
Descrição:
Paulo Freire, Conscientização, Alienação, Psicologia, Educação
Código: 7271
Considerando a relevância das ideias desenvolvidas pelo pedagogo Paulo Freire e pelo psicólogo Ignacio Martín-Baró, esta pesquisa discorre sobre as possíveis conexões entre estes teóricos, tendo como objetivos apresentar a Pedagogia de Paulo Freire e a Psicologia de Ignacio Martín-Baró a partir de suas caracterizações, retomando a constituição histórica e implicações no âmbito sócio-político-cultural e educacional; analisar as conexões entre os fundamentos teóricos da Educação Libertadora e da Psicologia da Libertação; e destacar a importância das contribuições do paradigma da Libertação, especificamente, da Pedagogia de Paulo Freire e da Psicologia de Ignacio Martín-Baró, problematizando a busca da negação e desconstrução dessas contribuições pela conjuntura político-social contemporânea de base conservadora no Brasil.
Idioma: português
Data de publicação: mai, 2023
Local de publicação: Araras, SP
Orientadora: Raquel Pondian Tizzei
Instituição: FHO – Fundação Hermínio Ometto
Trabalho de conclusão de curso (graduação)
Dono: admin
Categoria: Genérico
Formato: Documento PDF
Arquivo: TCC_5850_-_Renan_Eduardo_de_Souza_Melo_(RA_92902).pdf
Tamanho: 823 Kb (843123 bytes)
Criado: 11-10-2005 14:51
Atualizado: 04-05-2023 16:35
Visitas: 185
Downloads: 1
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
Voltar