Título: O Método Panteon De Análise De Casos Hipertextuais
Autor(es): Marcos Lima
E-mail(s): marcosclima@uol.com.br
Palavras-chave:
Descrição:
Sócio-construtivismo, Interfaces Hipertextuais, Método de Estudos de Casos, Ensino de Administração
Código: 354
Em meio à complexidade crescente que caracteriza o ambiente informacional da chamada “Sociedade do Conhecimento”, aumentam os desafios cognitivos impostos aos estudantes de administração em sua tarefa de analisar organizações, diagnosticar problemas e propor soluções. Este artigo discute como as Tecnologias de Informação e Comunicação, de maneira geral, e as Interfaces Hipertextuais (sobretudo aquelas baseadas em bancos de dados), de modo específico, podem contribuir para a minimização desse problema através de práticas de Interatividade Colaborativa e Flexibilidade Cognitiva, ambos conceitos de inspiração sócio-construtivista. É formulada a hipótese de que as características de armazenamento, processamento e distribuição informacional daquelas interfaces, quando aplicadas ao método de Estudos de Casos, privilegiam o exercício de competências críticas e criativas durante a análise organizacional para fins de ensino-aprendizagem ou planejamento estratégico empresarial.
Dono: admin
Categoria: Genérico
Formato: Documento PDF
Arquivo: 057-TC-B2.pdf
Tamanho: 1120 Kb (1146402 bytes)
Criado: 11-10-2005 14:51
Atualizado: 15-02-2006 14:23
Visitas: 2372
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