Sistema de Arquivamento e Indexação de Documentos English | entrar | registrar | sobre  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades

Ações
Consultar
Pesquisar
Exibir estatísticas

Pesquisar por:
Pesquisa avançada
Fale Conosco
Clique Aqui


Links Interessantes
Clique aqui

Consultar: Congresso 2004

Início > ABED > Congresso 2004

Título: Formação Do Tutor Para As Funções De Acompanhamento E Avaliação Da Aprendizagem À Distância
Autor(es): NELLY MOULIN, VILMA PEREIRA, MARIA APARECIDA TRARBACH
E-mail(s): nmoulin@attglobal.net, pereirav@hinfolink.com.br, cida@uniest.com.br
Palavras-chave:

Funções da tutoria na aprendizagem à distância; tutor na função de avaliador; instrumentos e sistemática de avaliação à distância
Descrição:
O estudo apresenta uma concepção das funções da tutoria a serem trabalhadas nos cursos superiores que visam à formação do tutor, com especial ênfase nas funções de acompanhamento e avaliação do aluno à distância. O trabalho parte de uma visão atual da aprendizagem à distância e de experiências de tutoria em cursos semi-presenciais e virtuais, para chegar à definição de funções e habilidades tutoriais básicas para o exercício das tarefas da tutoria. Alguns pressupostos que embasam o estudo reforçam que nenhuma ação educativa pode prescindir de uma reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições culturais (Freire, 2001), assim como o diálogo e a interatividade são fundamentais para que o aluno perceba que estar distante não significa estar só. São sugeridos instrumentos como o portfólio no acompanhamento da aprendizagem e na avaliação qualitativa e sistemáticas de acompanhamento e avaliação, que envolvem o tratamento positivo do erro com a participação do aluno.
Código: 324

Dono: admin
Categoria: Genérico
Formato: Documento PDF
Arquivo: 018-TC-A2.pdf
Tamanho: 114 Kb (116387 bytes)
Criado: 11-10-2005 14:51
Atualizado: 08-02-2006 08:26
Visitas: 2741
Downloads: 12

[Visualizar/Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.