Título: Relação Entre Referenciais Pedagógicos E O Uso De Ferramentas De Courseware: Desafios Ao Promover Aprendizagem Colaborativa On-Line
Autor(es): Maria Inês de Matos Coelho
E-mail(s): mines@net.em.com.br
Palavras-chave:
Descrição:
e-learning, ead, educação a distância, referenciais pedagógicos, courseware, aprendizagem colaborativa, on-line
Código: 00601
O objetivo é relatar e discutir uma pesquisa que focaliza o design e desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem colaborativa (AVAC), a prática de uma abordagem pedagógica de comunidade de aprendizagem e as dimensões de ferramentas de courseware. Será apresentado o estudo de caso de um curso mediado pela Internet denominado de Iniciação à Aprendizagem On-Line promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologias Interativas de Aprendizagem (TEIA-GEPE), em maio / junho de 2000. Consideramos os desafios de (i) seleção e integração de tecnologias de informação e de comunicação de acordo com fundamentos teóricos, (ii) promoção de conversação em formas e propósitos articulados aos fundamentos, (iii) avaliação (formativa e somativa) em suas formas participativa e qualitativa, (iv) as condições de letramento tecnológico / múltiplo de orientadores/professores e aprendizes e (v) adequação entre conteúdos, atividades e tempo e as qualidades do courseware. (Apoio do CNPq)
Dono: admin
Categoria: Aplicação
Formato: Documento Word
Arquivo: 06.doc
Tamanho: 73 Kb (74752 bytes)
Criado: 11-10-2005 14:51
Atualizado: 19-10-2005 16:01
Visitas: 2703
Downloads: 4
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
Voltar